domingo, 20 de março de 2011

Palavras que devem ser mortas e enterradas







MENAS
Gente, essa palavra NÃO EXISTE, ok !
MENOS, quando usado no sentido de menor intensidade ou menor quantidade, pertence à classe gramatical dos advérbios, portanto, não varia em número e gênero, ou seja, NÃO EXISTE feminino, nem plural. Portanto, quando a palavra seguinte for feminina, use menos e não menas.Vejamos o exemplo :
Hoje, compareceram à aula  menos alunos do que ontem.
Hoje, compareceram à aula menos alunas do que ontem.

NAONDE
Não sei de onde vocês tiram palavras tão alienígenas !!! Essa também NÃO EXISTE, ok !
ONDE é um simples advérbio de lugar que quer cumprir sua missão no mundo, indicando lugares fixos ou movimento de um lugar a outro.Neste último caso, ele se vale da ajuda da preposição A,  indicando  direção, deslocamento, quando escrito antes de um verbo que indique movimento. Sendo assim, você deve falar :
- Prof.,  onde estão as apostilas ?  ( lugar fixo )
- Aonde vocês estão indo, se a aula não terminou ? ( ' para onde ' ; emprega-se apenas com verbos que indicam movimento )

( Fonte de pesquisa : Dicionário Aulete Digital )

4 comentários:

  1. Excelente, Ana Paula! Caso queiras algum auxílio, podes contar comigo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, que maravilha!!! Agora eu tenho mais um auxlio para meus estudos...rs.
    NAONDE...Inesquecivel...rsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Pior que 'menas' e 'naonde', são palavras que eu escuto com muita frequencia. Além de uma outra: 'ni-mim'(em mim)... rsrs

    O Blog está ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog prof!! ^^
    Mais uma fonte de estudo! -risos-

    Beijos ^^

    ResponderExcluir