terça-feira, 22 de março de 2011

Matriz de Competências do Enem




 O principal objetivo do Enem  ( Exame Nacional do Ensino Médio ) é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Desde a sua concepção, porém, o Exame foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior. 
Abaixo vocês lerão a Matriz de Referência do ENEM, ou seja, quais os eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento ( o que será cobrado em todas as matérias  que cairão na prova ) e as competências e habilidades que serão cobradas nas questões da área de Linguagem Códigos e suas Tecnologias. Aproveitem !! E busquem mais  informações no site do INEP ( http://www.enem.inep.gov.br/ )


MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) 

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer 
uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e 
inglesa. 
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do 
conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos 
histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. 
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar
dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e
enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em
diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para
construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola
para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando
os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.


              Matriz de Referência de  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias


Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na
escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.
H2 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver problemas sociais.
H3 - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,
considerando a função social desses sistemas.
H4 - Reconhecer posições críticas aos usos sociais  que  são  feitos  das  linguagens  e
dos  sistemas  de comunicação  e  informação.
Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como
instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais*.
H5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.    
H7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 - Reconhecer a importância  da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e linguística.
*A área 2 será incluída apenas a partir de 2010    
    
Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante
para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

H9 -  Reconhecer as manifestações corporais  de movimento como originárias de
necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 -  Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades cinestésicas.
H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os
limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.


Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador
de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
        
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte,  do trabalho da produção dos artistas em
seus meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se
apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das
linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função,
organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção
e recepção.
H15 - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando 
aspectos do contexto histórico, social e político.   
H16 - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção 
do texto literário.  
H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no 
patrimônio literário nacional.
Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de
significados, expressão, comunicação e informação.
H18 - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas
de interlocução.
H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória
e da identidade nacional.
Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes
linguagens e suas manifestações específicas.


H21 - Reconhecer em textos de  diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais
utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo,
pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.                  
H24 - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento
do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8 - Compreender e  usar a língua portuguesa como língua
materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da
própria identidade.
H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam
as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação.
Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das
tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no
desenvolvimento do conhecimento, associando-o  aos conhecimentos científicos, às
linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de
produção e aos problemas que se  propõem  solucionar.
H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação
e informação.
H29 - Identificar pela análise  de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e
informação.
H30 - Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das
sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

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