sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Crônica Avestruz




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
8º ano
TEXTO AVESTRUZ
Para começo de conversa
Discussão oral
·         Quem de vocês tem animal de estimação em casa ?
·         Quais os cuidados que você tem com o seu animalzinho de estimação.

1.       Podemos criar qualquer animal em casa  ?  Por quê  ?
2.       Qual a diferença entre animais domésticos, selvagens e silvestres  ?
3.       O que sua mãe acharia se você aparecesse com um  avestruz em casa ?
4.       O que você diria  à sua mãe para convencê-la a deixar você criar um avestruz em casa, por exemplo ?
5.       Leia o texto intitulado Avestruz, de Mário Prata.

Avestruz
Mário Prata
            O filho de uma grande amiga pediu, de presente pelos seus dez anos, uma avestruz. Cismou, fazer o quê? Moram em um apartamento em Higienópolis, São Paulo. E ela me mandou um e-mail dizendo que a culpa era minha. Sim, porque foi aqui ao lado de casa, em Floripa, que o menino conheceu as avestruzes. Tem uma plantação, digo, criação deles. Aquilo impressionou o garoto.
            Culpado, fui até o local saber se eles vendiam filhotes de avestruzes. E se entregavam em domicílio.
            E fiquei a observar a ave. Se é que podemos chamar aquilo de ave. A avestruz foi um erro da natureza, minha amiga. Na hora de criar a avestruz, deus devia estar muito cansado e cometeu alguns erros. Deve ter criado primeiro o corpo, que se assemelha, em tamanho, a um boi. Sabe quanto pesa uma avestruz? Entre 100 e 160 quilos, fui logo avisando a minha amiga. E a altura pode chegar a quase três metros. 2,7 para ser mais exato.
            Mas eu estava falando da sua criação por deus. Colocou um pescoço que não tem absolutamente nada a ver com o corpo. Não devia mais ter estoque de asas no paraíso, então colocou asas atrofiadas. Talvez até sabiamente para evitar que saíssem voando em bandos por aí assustando as demais aves normais.
            Outra coisa que faltou foram dedos para os pés. Colocou apenas dois dedos em cada pé.
Sacanagem, Senhor!
            Depois olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo. Tanto é que logo depois, Adão, dando os nomes a tudo que via pela frente, olhou para aquele ser meio abominável e disse: Struthio camelus australis. Que é o nome oficial da coisa. Acho que o struthio deve ser aquele pescoço fino em forma de salsicha.
            Pois um animal daquele tamanho deveria botar ovos proporcionais ao seu corpo. Outro erro. É grande, mas nem tanto. E me explicava o criador que elas vivem até os setenta anos e se reproduzem plenamente até os quarenta, entrando depois na menopausa, não têm, portanto, TPM. Uma avestruz com TPM é perigosíssima!
            Podem gerar de dez a trinta crias por ano, expliquei ao garoto, filho da minha amiga. Pois ele ficou mais animado ainda, imaginando aquele bando de avestruzes correndo pela sala do apartamento.
            Ele insiste, quer que eu leve uma avestruz para ele de avião, no domingo. Não sabia mais o que fazer.
Foi quando descobri que elas comem o que encontram pela frente, inclusive pedaços de ferro e madeiras. Joguinhos eletrônicos, por exemplo. máquina digital de fotografia, times inteiros de futebol de botão e, principalmente, chuteiras. E, se descuidar, um mouse de vez em quando cai bem.
            Parece que convenci o garoto. Me telefonou e disse que troca o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. Pedi para a minha amiga levar o garoto num psicólogo. Afinal, tenho mais o que fazer do que ser gigolô de avestruz. 

Leitura e análise do texto I

1.       Em outras sequencias didáticas você aprendeu o que é crônica. Quais elementos do textos comprovam que o texto Avestruz trata-se de uma crônica ?
2.       O texto está narrado em qual pessoa do discurso? O que isso influencia no texto ?
3.       O narrador está alegre pela escolha do garoto ou constrangido? Explique.

4.       O autor do texto utilizou-se de diversos argumentos para que o garoto desistisse da ideia de criar um avestruz em casa. Relacione estes argumentos.

5.       Qual dos argumentos utilizados por ele realmente convenceram o garoto a desistir da ideia de criar uma ave tão exótica em casa?

Leitura de Texto II

Pesquisa em grupo
 Leia o texto abaixo e discuta com a classe sobre a diferença entre animais domésticos e animais silvestres em casa e quais as implicações legais que essa criação acarreta.
Família terá de devolver macaco à natureza, diz Justiça
Por Marcela Bourroul Gonsalves
São Paulo - A Justiça do Rio determinou que o macaco prego de nome Chiquinho retorne ao seu habitat natural ou seja entregue ao zoológico, aos cuidados dos órgãos de proteção dos animais silvestres. O animal vivia há 28 anos com a família de Carlos Henrique Rabello Lima, sem autorização e licença dos órgãos de proteção ambiental. Chiquinho foi apreendido na residência de seu dono no dia em agosto de 2008, pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), após denúncia anônima.
A decisão do desembargador Eduardo Gusmão Alves de Brito teve como justificativa a inexistência do direito de posse por particular de animal silvestre, mantido em cativeiro sem a devida permissão legal.
Em seu favor, Lima alegou que, embora silvestre, Chiquinho já é idoso e sempre foi tratado como um membro da família, o que inviabilizaria qualquer tentativa de reinserção em seu ambiente natural. Para o Inea, a conduta do autor, apesar de bem intencionada, seria nociva e ilegal.
No ano passado, a juíza Christianne Maria Ferrari, da 4ª Vara Cível de Petrópolis, havia julgado procedente o pedido do dono de Chiquinho em ação proposta contra a Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF), declarando-o guardião do animal. Entretanto, o Inea entrou com recurso, considerando que houve crime contra a flora e fauna.


Em grupos, encaminhar os alunos a pesquisar na internet o que é uma ONG e quais os objetivos da ONG  WWF ( http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/organizacao/ ) e responder as questões abaixo de forma resumida a partir da página http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/animais_silvestres/   responder as questões abaixo :

1.O que é um animal silvestre?
2. O que é o tráfico de animais silvestres?
3. O que o tráfico de animais silvestres tem a ver comigo?
4. Qual a participação do Brasil no tráfico internacional de animais?.
5. Quais são as principais rotas do tráfico de animais no Brasil?
6. Como os animais são transportados até as feiras para serem vendidos?
7. Você sabia que os traficantes mutilam os animais?
8. Quais são os animais mais vendidos?
9. Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?
10. Por que comprar bichos é ilegal?
11.O que fazer ao encontrar alguém vendendo animais silvestres?
12. Quais são os problemas de quem cria animais em casa?
13. Quais são os problemas para os animais que são criados em casa?

 NOTA :  como são várias questões, cada grupo poderá copiar e responder duas ou três perguntas para apresentar para a classe.)



SALA DE VÍDEO : DESENHO ANIMADO RIO

               Após discutir com a classe todas as implicações que a criação de uma animal silvestre causam, proporcionar uma momento de aprendizagem por meio da linguagem cinematográfica, com a projeção do filme Rio na sala de vídeo da escola e promover novo debate sobre o tema.




AVALIAÇÃO
               Promover com a classe a confecção de cartazes a respeito do tema discutido em sala de aula, alertando a população da escola e do bairro sobre as implicações legais da criação de um animal silvestre como se fosse doméstico e os perigos que isso acarreta ao próprio animal.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário