sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os cinco pecados capitais da Redação

               

              
     Quando comecei minha incursão pela internet, encontrei alguns artigos interessantes sobre Língua e Literatura, então eu imprimia e colava em um caderno. Agora, com a evolução dos blogs, vou reproduzir aqui alguns artigos que eu acho de suma importância para quem vai fazer vestibular ou concurso.
       Um desses textos eu imprimi do site de Ney Mourão (www. neymourao.com.br ), jornalista educador que trabalha com palestras motivacionais e cursos de liderança.
                  Vamos ao texto ?

                                OS CINCO PECADOS CAPITAIS DA REDAÇÃO
                                                ( Para vestibulares e concursos )

Fique ligado! Os equívocos abaixo foram apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais comumente cometidos pelos candidatos :

1. ORDENAÇÃO DAS IDEIAS
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibular, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem elo de ligação.

2. COESÃO E COERÊNCIA
Em muitas redações, fica patente a falta de coerência : o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum : falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor um texto.

3. INADEQUAÇÃO
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham  maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.

4. ESTRUTURA DOS PARÁGRAFOS
Muitos candidatos tem demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. sem definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal estruturada, capenga. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-lo no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.

4. ESTRUTURA DAS FRASES
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípios são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.

                                                         PARA ESCREVER BEM

1. LEIA
Comparar estilos é fundamental. Procure ler artigos a respeito de um livro que você já tenha lido ou sobre um filme a que você tenha assistido. Em relação ao seu texto, LEIA EM VOZ ALTA  ( não na sala do concurso, claro ), sempre que terminar. Pode parecer exagero, mas cerca de 30% dos erros podem ser diagnosticados por você mesmo, na hora de fazer uma leitura pausada e calma do que foi lido. Experimente.

2. RELEIA. ESCREVA.
" Como se escreve 60 ? "
" Sei lá...Escreve duas vezes trinta ! "
Algo não ficou muito claro ? Se não for proposital, reescreva.
"Como escrevo mesmo esta palavra ? 
Se você ainda não tem domínio da língua,é preferível não se arriscar e escrever errado. Procure sinônimos, expressões equivalentes, outra palavra que faça o mesmo efeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário